Categorias
Acessibilidade Blog CSS HTML Validação

17 Ferramentas para Testar e Validar Websites.

Como deves saber é importante verificar e testar o teu Website para assegurar a sua funcionalidade e boa aparência, independente do navegador web ou da plataforma. Testar um Website antes de o lançar é uma das tarefas fundamentais no desenvolvimento e tal como uma pequena negligencia aquando da construção de uma ponte pode custar a sua derrocada, a mesma pequena negligencia pode ser fatal para o seu Website.

 

Assim, têm se correr todos os testes necessários antes do seu lançamento. Isso inclui Erros de HTML, CSS, XML, acessibilidade, compatibilidade entre navegadores e outros dependendo da tecnologia utilizada. Por baixo deixo uma lista de Ferramentas Online para testes e validação de Websites, assim podes ter a certeza de que fazes todos os testes necessários antes de o colocar Online.

 

Ferramentas de Validação

1. W3C Markup Validation Service

Esta ferramenta de validação verifica o HTML, XHTML, SMIL, MathML e outros.

 

2. W3C CSS Validation Service
Analisa as folhas de estilo em cascata (CSS) e documentos (X)HTML com folha de estilo. É importante antes de validar o CSS ter um documento (X)HTML válido.

 

3. W3C Link Checker
Esta ferramenta procura problemas com as hiperligações, ancoras e objectos referenciados na página Web. Para melhores resultados é recomendado o Website estar válido em termos de (X)HTML e CSS.

 

4. W3C mobileOK Checker
Este verificador corre vários testes no Website para determinar o seu nível de “compatibilidade” em Smartphones e similares. Os testes são definidos na especificação mobileOK Basic Tests 1.0. Uma página web é considerada “mobileOK” quando passa todos os testes.

 

5. W3C Unicorn – Validador Unificado do W3C
W3C Unicorn é uma tentativa de unificar as ferramentas W3C (anteriores) num único sitio, para assim conseguir-se testar todo o Website em apenas um passo. Este ainda oferece funcionalidades novas, como o teste recursivo e um vali-dador de internacionalização. No entanto está ferramenta está ainda em desenvolvimento (05/03/2014) e pode dar resultados errados.

 

6. Dr. Watson
Dr. Watson é um conjunto de ferramentas gratuito para analisar páginas Web na Internet. Basta colocar o URL da página e o Watson obtém uma cópia directamente através do servidor. Watson pode verificar vários aspectos do Website, sintaxe (X)HTML, validação de hiperligações, velocidade de download, compatibilidade de motores de busca, popularidade das hiperligações entre outras.

 

7. <?xm l?>
O <?xm l?> é um Website para validar ficheiros XML, pode-se colar o conteúdo do ficheiro no formulário disponibilizado ou fazer o upload do ficheiro. Têm a opção de validar o XML com um esquema XML ou DTD, se um destes não for fornecido ele efectua apenas a validação da sintaxe.

 

8. robots.txt checker
Esta ferramenta valida a estrutura e sintaxe do ficheiro “robots.txt” de acordo com o standard, é capaz de detectar erros de escrita e pode ser utilizado para verificar se um especifico “crawler” têm ou não acesso a determinado endereço URL.

 

9. Site24x7 Check Website Availability
Verifica gratuitamente a disponibilidade do seu Website em vários locais (52) no mundo inteiro e disponibiliza o tempo de resposta do seu Website em cada local. Ideal para saber se alguém do outro lado do mundo pode consultar o seu Website.

 

10. HTML Tidy
HTML tidy é uma ferramenta para verificar e limpar o código fonte de ficheiros HTML. É especialmente útil para encontrar e corrigir erros em grandes árvores de HTML, ou para tornar novamente o código legível.

Ferramentas de Acessibilidade

11. Webaccessibility checker

Esta ferramenta verifica uma página Web se está conforme ou não com os standards da acessibilidade, para garantir que todos podem aceder a mesma. Pode-se escolher vários níveis, recomendo o WCAG 2.0 (Nível AA) que está seleccionado por defeito.

 

12. CheckMyColours
CheckMyColours é uma ferramenta para testar o contraste e brilho entre as cores dos elementos e o seu fundo, para determinar se o contraste é suficiente para as pessoas com problemas visuais. Os testes são baseados no algoritmo sugerido pelo World Wide Web Consortium (W3C).
Após efectuar a verificação é possível testar outras combinações de cores clicando na respectiva linha de cada elemento.

 

13. WAVE web accesibility evalutation tool
WAVE é uma ferramenta online de verificação de acessibilidade gratuita, fornecida pela WebAIM. Esta é usada para ajudar nos processos de avaliação da acessibilidade. Em vez de fornecer complexos relatórios, WAVE mostra a página Web original e introduz ícones e indicadores para revelar os resultados, clicando em cada um pode se ver informação adicional.

Verificadores de performance

14. Pingdom Website Speed Test


Pingdom Website Speed Test é uma ferramenta para ajudar à analise dos tempos de carregamento do Website e ensinar como torna-los mais rápidos. Permite identificar individualmente os tempos de cada elemento na página e da sugestões das melhores práticas a seguir.

 

15. Webpage analyzer
WebSiteOptimization.com oferece gratuitamente a ferramenta “Web Page Analyzer” para analisar e melhorar a performance do seu Website. A ferramenta calcula o tamanho da página, composição e tempo de download. Os resultados são dados por tipo de elemento e dá sugestões para melhorar o tempo de download. Ainda nas sugestões incorpora as boas práticas de “Website Optimization Secrets“, guia para dimensões de páginas Web e tendências, e técnicas de optimização.

Verificadores de Compatibilidade

16. BrowserStack Screenshots

BrowserStack Screenshots tira uma captura de ecrã do seu Website em diferentes tipos de sistemas operativos e navegadores web. É uma ferramenta online gratuita que disponibiliza aos desenvolvedores um conveniente modo para testar a compatibilidade dos seus websites num único sitio. Quando se submete o endereço, vai para um conjunto de computadores virtuais que por sua vez vai abrir o Website no seu navegador Web, tira uma captura de ecrã e envia para a central onde depois se pode rever o Website.
BrowserStack ainda oferece um serviço pago onde se pode ligar remotamente para navegar no Website.

 

17. ViewlikeUS
ViewlikeUs permite verificar como o Website vai ser visualizado nos mais populares formatos e resoluções gratuitamente. Pode-se escolher entre vários dispositivos conhecidos ou colocar as dimensões manualmente, até pode ser seleccionado uma resolução maior que a do seu monitor.
Use o botão amarelo “TEST NOW!”.

Notas Finais

Este artigo pode conter alguns erros, sugestões e/ou comentários são sempre bem vindos. Obrigado